quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (VI)

Livro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - Finanças para Casais
Autor: Gustavo Cerbasi

Capítulo 5: As finanças dos casais com filhos

Casais que não cuidaram antecipadamente do encarecimento da for­mação dos filhos sentirão, lá na frente, uma pressão muito forte sobre o orçamento familiar. Eles correm o risco de ver os gastos com seu bem-estar serem substituídos pelos gastos com a educação dos filhos. Esse é um dos aspectos da chamada crise da meia-idade, o preço que se paga por não manter a vida em equilíbrio. 0 dinheiro está diretamente relacionado aos conflitos dessa fase.

Poupança mensal: garantia de um futuro tranquilo

Um dos maiores presentes que uma família pode dar a seus filhos é a garantia financeira de poder estudar ou abrir o próprio negócio. Que tal formar uma poupança para garantir a faculdade de seu filho? Provo pelo exemplo abaixo que esse é um caminho viável para qualquer família, desde que exista planejamento. Quanto antes se decidirem por esse caminho, mais fácil será para os pais atingir seu objetivo.

A educação financeira dos filhos

A educação financeira pode começar com jogos que envolvam decisões de compra e acumulação de dinheiro. Um clássico de jogos desse tipo é o Banco Imobiliário.
0 segundo passo na educação financeira seria dar permissão aos filhos para imitar os adultos em situações de escolha e compra com recur­sos limitados - pedir a ajuda dos filhos, por exemplo, para montar o orçamento de uma festinha de fim de semana ou das próximas férias. A etapa seguinte seria estimular a responsabilidade pessoal. Talvez seja esse o maior objetivo de propor uma mesada aos filhos. Eles aprenderão bastante quando perceberem que seus recursos são escassos.
Finalmente, há a participação da criança - nesse caso já adolescente - nas decisões sobre o orçamento doméstico de toda a família. 0 acom­panhamento mensal dos custos da casa e o monitoramento de algumas contas de poupança para atingir certos objetivos, como uma viagem, proporcionam excelente aprendizado sobre as finanças de uma vida independente. Quando esse ponto for atingido, provavelmente haverá interesse suficiente para frequentar um curso de matemática financeira e planejamento financeiro pessoal.

Como lidar com a mesada

Conceder ou não mesada é uma opção que deve ser discutida, preferencialmente, entre pais e filhos. Normalmente, a idéia da mesada parte dos filhos, inspirada no exemplo de seus colegas de , trazendo impactos indesejáveis sobre o orçamento. Nesse momento, os pais podem propor uma mesada para que a criança decida como bem entender sobre o uso do dinheiro. 0 novo conceito aprendido é o de responsabilidade financeira.
A mesada não deve pagar tudo o que os filhos desejam comprar. Eles devem entender que o orçamento é limitado e que os pais também adiam algumas escolhas para obter outras.

*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` * (¸.•` (¸.•` * (¸.•` *Nara...

Nenhum comentário: